The Wrong Man (1956) - Alfred Hitchcock



Na abertura do filme The Wrong Man o próprio Hitchcock dirige-nos palavras introdutórias que nos alertam que estamos prestes a assistir a uma história real.

Manny, um homem comum, músico de uma banda de um clube de Nova Iorque, é dedicado à sua mulher Rose e aos seus dois filhos. Um dia Rose tem necessidade de fazer um tratamento dentário dispendioso, e Manny vai até à agência de seguros pedir dinheiro emprestado. Quando é atendido as funcionárias confundem Manny com o assaltante que roubou a agência um ano antes e alertam a polícia.

A partir daqui a vida de Manny sofre uma trágica reviravolta, sendo chamado para ser identificado noutros estabelecimentos onde houveram assaltos do mesmo homem. Manny é acusado de um crime que não cometeu, e o filme transmite muito bem todo o drama que este homem enfrenta a partir daí.

Todo o processo e acusações por que este homem passa transmite-nos perfeitamente o incómodo e mal estar desta situação, fazendo lembrar a angústia que Joseph K. sente no Processo de Franz Kafka. Se noutros filmes Hitchcock é mestre em passar o sentimento de suspense, neste foi além disso transmitindo muito bem o pesadelo psicológico de Manny.



Este filme foi visto para a maratona de filmes de Hitchcock que está a decorrer no mês de Novembro.

Duração do filme: 105 minutos
Elenco: Henry Fonda (Manny), Vera Miles (Rose), Anthony Quayle (Frank), Harold J. Stone (Detetive Bowers)

A minha pontuação: 7,5 / 10 *

Comentários