The Birds (1963) - Alfred Hitchcock



Melanie conhece Mitch numa loja de pássaros que, numa brincadeira, dirige-se a ela como se acreditasse que ela é a dona da loja. Mitch procura um casal de pássaros para prenda de aniversário da sua irmã, mas a espécie que ele procura não está disponível na loja. Melanie investiga o paradeiro de Mitch e viaja até Bodega Bay para entregar o casal de pássaros desejado por Mitch. Melanie fica no local durante uns tempos e, inexplicavelmente, pássaros começam a atacar pessoas.

Mesmo com um plot tão simples, Hitchcock consegue criar um ambiente de suspense. Fiquei a pensar como é que foi possível montar as cenas dos pássaros. Deve ter sido necessário um bom treinamento das aves para conseguir coordenar os seus movimentos com as cenas pretendidas!...

Ninguém encontra uma explicação para o ataque dos pássaros, e mesmo para o espectador a causa fica aberta a interpretações. Para mim, a mais plausível é a dada pelo próprio Hitchcock: eles fartaram-se de ser comidos pelos homens e decidiram vingar-se.

Aparição de Hitchcock no filme (cameo): logo no início do filme o cineasta aparece saindo da loja de pássaros com uns cães, no momento em que Melanie entra.

A minha pontuação: 7/10 *

Comentários