O Palácio de Inverno de Eva Stachniak



Durante o reinado de Isabel Petrovna na Rússia, chega ao palácio a princesa Sophie Frederike Auguste von Anhalt-Zerbst da Prússia, para se casar com o herdeiro do trono russo, Pedro Fyodorovitch.

Sendo este um romance histórico, não é surpresa para nós que Sophie, que adopta o nome de Catarina Alexeievna, de alguma forma vai conquistar o trono russo como Catarina II, a Grande. O objectivo deste romance é contar como é que tal aconteceu...

Para dar um tom mais empolgante ao enredo, a história é contada na voz de Varvara, órfã de um encadernador de livros, que ao chegar à corte torna-se uma espia de Sophie, para fornecer informações à imperatriz Isabel. Mas em breve Varvara torna-se amiga de Sophie, e vai apoiá-la na sua dura conquista de influências no Palácio. O casamento de Sophie (Catarina) não é propriamente dos mais bem sucedidos, e o enredo foca-se bastante nos pontos fracos deste matrimónio.

Esta é uma história cheia de intrigas, adultérios e jogos de interesses que podem conquistar facilmente a atenção de quem a lê. No entanto, a mim pouco me conquistou, pois esperava conhecer pelo menos um pouco sobre as questões políticas e sociais do Império Russo da época, os quais não foram de todo o ponto principal do livro. Pouco reti de interessante com a sua leitura, e não tenho interesse em ler a continuação (Imperatriz da Russia) que, segundo a opinião da Patrícia Rodrigues, pouco mais tem a acrescentar sobre esta grande figura histórica. Pode ver a opinião sobre esta continuação aqui.

Leitura feita para o #historiquices da Miúda Geek.

Editora: Casa das Letras
Páginas: 536
ISBN: 9789724622644
Tradução: Ana Mafalda Tello

Comentários