Guerra e Paz de Tolstoi


Guerra e Paz de Tolstoi foi até hoje o maior calhamaço que já li. Além disso, foi um dos mais gratificantes e inesquecíveis.
Numa mistura de acontecimentos históricos e ficcionais, Guerra e Paz descreve-nos essencialmente a sociedade russa aristocrata do início do século XIX, desde 1805 a 1812.
Entre os acontecimentos históricos mais importantes destacam-se as campanhas napoleónicas na Europa, as batalhas de Austerlitz e Borodino, e a famosa invasão de Moscovo pelo exército francês em 1812. Napoleão Bonaparte vai ser um dos importantes personagens deste romance, e depois de o lermos é bem provável que mudemos a nossa visão sobre esta importante figura histórica.
Austerlitz-baron-Pascal
1. A Batalha de Austerlitz, pintura de François Gérard

Tolstoi envolve com as suas descrições da sociedade e das batalhas, bem como na caracterização psicológica dos personagens. O único ponto da obra que pode cansar o leitor é pela sua extensão, mas não pela sua escrita, que é repleta de pormenores interessantes.
Eu li a versão em 4 livros da editora Editorial Presença, na tradução direta do russo de Nina Guerra e de Filipe Guerra, que indico fortemente.
Se quiser acompanhar a leitura com os vídeos que fiz para cada um dos livros, veja-os aqui.
Deixo também algumas indicações sobre alguns personagens principais, que espero serem úteis para alguém (estas indicações e relações entre personagens são do início do romance).

Personagens de Guerra e Paz de Tolstoi:


Anna Pavlovna Scherer – dama de honor da imperatriz Maria Feodorovna
Anna Mikháilovna Drubetskaia – mãe de Boris Drubetskói
Berg – oficial do regimento Semiónovski, noivo de Vera
Boris Drubetskói – oficial russo, parente dos Rostov
Mikhail Kutusov – Marechal de campo russo
Pierre Bezukhov – filho ilegítimo de Kirill Bézukhov

Família Rostov em Guerra e Paz de Tolstoi

Família Bolkônski em Guerra e Paz de Tolstoi

Família Kuráguin em Guerra e Paz de Tolstoi

Boas leituras!
Créditos de Imagem:
1. François Gérard [Public domain], via Wikimedia Commons

Comentários