Inês de Maria João Fialho Gouveia



O #historiquices é um projecto do blogue da Miúda Geek para 2017, e felizmente que o conheci logo em Janeiro. Desta forma tive a oportunidade de cumprir logo com o desafio do mês de Janeiro: conhecer a figura feminina de Inês de Castro mais a fundo. 
Li o livro Inês de Maria João Fialho Gouveia que me fez conhecer em detalhe a história da bela Inês, ao mesmo tempo que apreciava a belíssima escrita desta autora.
Esta é a história de Inês de Castro, a bela aia galega que arrebatou o coração do príncipe D. Pedro, futuro rei de Portugal. Bisneta ilegítima do rei D. Sancho IV de Castela, chegara a Portugal no séquito de Dona Constança, futura mulher do príncipe, que viu o coração do noivo incendiado pela sua própria dama de companhia. (…)
O amor de Pedro e Inês foi maior do que a vida, sendo outrora, como hoje, o símbolo da paixão em Portugal. (texto da contracapa do livro)

Se todos os romances históricos fossem tão bons como este, seria muito fácil devorá-los, mas não posso opinar muito sobre este género literário, porque infelizmente ainda não li muitos livros destes. Mas 2017 está aqui para diminuir esta lacuna!
Fiz este pequeno vídeo de opinião sobre o livro, espero que goste!

Comentários