Notorious (1946) - Alfred Hitchcock



O estilo que define este filme de Hitchcock é o romance de espionagem. Devlin e Alicia conhecem-se e sentem logo de início uma atracção mútua. Devlin persuade Alicia a embarcar com ele para o Brasil numa missão especial de espionagem, mas lá descobrem que ela terá de se aproximar de um antigo pretendente seu: Alexander Sebastien.

Alicia aceita a tarefa de descobrir segredos de Sebastien, mas o seu papel vai levá-la mais longe do que Alicia e Devlin esperavam. Sebastien pede Alicia em casamento, e a sua credibilidade implica a aceitação da proposta. A relação de Alicia e Devlin não é de todo despida de preconceitos, e esta missão de espionagem irá ter uma grande impacto sobre eles.

Não posso dizer que a direcção da história no início do filme seja evidente. A construção dos seus elementos é feita sem pressas. Mas quando dei por mim já estava agarrada à trama, ansiando pelo que poderia acontecer. As interpretações de Cary Grant (Devlin) e Ingrid Bergman (Alicia) são excelentes, e a técnica que Hitchcock usa através do foco da câmara em pontos chave das cenas para nos contar detalhes da história e das emoções é também aqui um verdadeiro exemplo de mestria.

A minha pontuação: 8 / 10 *



Este filme foi visto para a maratona de Hitchcock que está a decorrer durante o mês de Novembro.

Duração do filme: 101 minutos
Elenco principal: Cary Grant (T.R. Devlin), Ingrid Bergman (Alicia Huberman), Claude Rains (Alexander Sebastian), Leopoldine Konstantin (Mme. Sebastian).

Comentários